Torre de Belém – um ícone da cidade de Lisboa

A Torre de Belém é um dos monumentos que caracteriza a identidade de Lisboa. Localizada à margem do Rio Tejo, a torre é um marco histórico da Era dos Descobrimentos e retrata a extravagância que se vivia em Portugal na época em que o país era uma grande potência. A visita começa já do lado de fora, onde é possível observar as ornamentações do monumento que foi construído no estilo Manuelino. Um detalhe interessante são as imagens de S. Miguel e S. Vicente, localizadas acima das guaritas do lado direito e esquerdo respectivamente.  S. Vicente é padroeiro de Lisboa e desta fortificação, que tem como nome alternativo Torre de S. Vicente.


torre-de-belem

A torre, que é considerada património mundial da UNESCO e uma das 7 maravilhas de Portugal, recebeu mais de 500.000 visitantes em 2013. O monumento é dividido em 2 partes, a torre e o baluarte. A torre é dividida em 5 andares, que atualmente estão vazios e que são acessíveis através de uma estreita escada em espiral. O baluarte abriga 16 canhoteiras, que na época serviam para tiros rasantes de artilharia.

torre-de-belem-5torre-de-belem-2

Há ainda na frente da torre um jardim muito agradável que até abriga alguns eventos ao ar livre. Nos dias mais quentes é um ótimo lugar para um pic-nic! Estando pela região, também indicamos visitar o Mosteiro dos Jerónimos, o Padrão dos Descobrimentos e provar os deliciosos Pastéis de Belém. É possível inclusive comprar bilhetes combinados para conhecer vários monumentos no mesmo dia.

Queres conhecer a Torre de Belém?

No Tour Belém podes conhecer a Torre de Belém e outros pontos de interesse no bairro de Belém. No nosso passeio em Tuk Tuk 100% eléctrico, podes descobrir a Era dos Descobrimentos de maneira autêntica e descontraída. Saiba mais!

+ info

Breve História da Torre de Belém

A Torre de Belém foi construída entre 1514 e 1520 a mando de D. Manuel I e tinha inicialmente a função de proteger a capital Portuguesa dos ataques de inimigos. Na época em que foi construída, o Tejo chegava próximo ao Mosteiro dos Jerónimos, o que fazia com que a torre estivesse envolvida pela água, no meio do rio. Com o passar dos anos e com a evolução dos instrumentos de defesa e ataque a torre foi perdendo sua função e foi usada como farol e até como prisão política.


torre-de-belem-3

Torre de Belém

Avenida Brasília, 1400-038 Lisboa

Tel: (+351) 213 620 034

Site: www.torrebelem.pt/

Preço: 6€ (50% de desconto para Cartão Jovem, utentes com idade igual ou superior a 65 anos, família numerosa e cartão do estudante) – É possível conseguir preços mais baratos através de bilhetes combinados com outros monumentos.

Horário: Outubro a Abril: 10h às 17h30 (última entrada às 17h)/ Maio a Setembro: 10h às 18h30 (última entrada às 18h) – encerrado as Segundas-Feiras e nos dias 01/01, Domingo de Páscoa, 01/05 e 25/12

Gostas deste post? Partilha com os amigos!

Pin It on Pinterest