Évora tem alguns pontos turísticos que valem a visita, mas este é sem dúvida o mais famoso. A teoria mais credível é de que o Templo Romano de Évora tenha sido construído algures entre o séc. I e II d.C. em homenagem ao Imperador Augusto.

templo-romano-de-evora

Situado no ponto mais alto da cidade, no Largo do Conde de Vila Flor, o Templo Romano de Évora juntamente com todo o centro histórico é parte do território classificado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 1986. Antes desse período o templo passou por várias modificações tanto em sua arquitetura como em sua utilização. No séc. V, povos bárbaros invadiram a cidade e destruíram parte do monumento. Mais tarde, durante a Idade Média, a construção foi incorporada ao Castelo da Cidade e acredita-se que anos depois foi usada até como matadouro.

templo-romano-de-evora-2

Atualmente o templo está com sua base completa, suas escadas em ruínas e tem 14 colunas construídas em mármore e granito.

templo-romano-de-evora-3

O Templo Romano de Évora passou por um processo de restauro coordenado pelo arquiteto italiano Giuseppe Cinatti e considerando seus 2.000 anos de existência seu estado de conservação está bom. 

Templo Romano de Évora, conhecido também como Templo de Diana

Conhecido por muitos como Templo de Diana, o monumento leva este nome erradamente. Essa associação com a Deusa Romana da Caça provavelmente teve origem com uma lenda no séc. XVII.

Quanto custa? Nada, é de graça 🙂

Onde fica? Largo do Conde de Vila Flor – 7000 – Évora

Dica para os que visitam: Atenção a previsão do tempo. Apesar da proximidade com a capital, Évora tem um clima muito particular. A variação de temperatura é bastante grande, sendo que no verão costuma ser mais quente que em Lisboa e no inverno as temperaturas costumam ser mais baixas.

Outros locais para visitar: Aproveitando a visita ao Templo Romano de Évora, vale também conhecer outros pontos interessantes da cidade, como a Sé Catedral de Évora, a Capela dos Ossos, o Museu de Évora e o Fórum Eugénio de Almeida.

 

Pin It on Pinterest