Descobrindo o Santuário de Fátima – Portugal

O Santuário de Fátima atrai cerca de 5 milhões de visitantes todos os anos. Peregrinos e curiosos fazem deste um dos maiores centros de peregrinação católica do mundo. O Santuário, construído no local das aparições de Nossa Senhora de Fátima aos três pastorinhos, fica na região centro de Portugal. Localizado na cidade de Fátima, o Santuário de Fátima é composto por diversos edifícios, sendo os principais:

  • Capela das Aparições – É o coração do Santuário. No local onde Nossa Senhora de Fátima teria aparecido aos pastorinhos foi construída esta capela. A história das aparições conta que a “Senhora do Rosário” teria pedido na sua última aparição às 3 crianças, que naquele local, fosse construída uma capela em sua honra.

santuario-de-fatima

Foto de Andreas Trepte – licença CC BA SA 2.5

  • Basílica de Nossa Senhora do Rosário – Nela estão sepultados os 3 pastorinhos – Francisco, Jacinta e Irmã Lúcia. Os 14 altares laterais, representam os mistérios do Rosário, sendo que o 15o. Mistério está representado na abóbada da capela-mor, onde se vê em pedra a Santíssima Trindade a coroar a Santíssima Virgem. À frente desta basílica foi construído um altar onde costumam ser celebradas as missas com mais peregrinos.

santuario-de-fatima-3

Foto de Therese C – licença CC BY 2.0

  • Basílica da Santíssima Trindade – Dedicada à Santíssima Trindade, a inauguração deste espaço aconteceu em 2007. A construção foi necessária porque a Basílica de Nossa Senhora do Rosário já não tinha capacidade para acolher tantos peregrinos. Além destes, outros pontos que valem a visita no Santuário de Fátima são as casas dos pastorinhos, na Vila de Aljustrel, um pedaço do Muro de Berlim situada junto à capela (símbolo ao fim do Comunismo, um dos segredos de Fátima) e a Via Sacra – um dos percursos mais populares de Fátima, que conduz os peregrinos pelas 14 capelas que representam as diferentes estações da Paixão de Cristo.

santuario-de-fatima-6

Foto de Therese C – licença CC BY 2.0

No site do Santuário de Fátima e possível encontrar todos a descrição de todos os detalhes e simbolismos do local.

O tempo de visita recomendado para o Santuário de Fátima depende do quanto cada pessoa quer explorar o local. Se a intenção for apenas conhecer o local, visitar a Santa, o local das aparições e as basílicas principais, 1 a 2 horas são suficientes. No entanto, se a intenção for conhecer mais a fundo os pontos importantes e vivenciar um pouco do significado do local (especialmente para religiosos), um dia seria o recomendado para fazê-lo com tranquilidade.

santuario-de-fatima-2

Foto de Aracuano – licença CC BY SA 3.0

No dia 13 de maio de todos os anos, acontece no Santuário de Fátima a celebração que marca a primeira aparição da “Senhora do Rosário”. Nesta data, o local se enche de peregrinos e fiéis. Nos próximos dias 13 de todos os meses, entre maio a outubro, o local também recebe diversas visitas por conta das outras aparições de Nossa Senhora de Fátima.

História das aparições – Santuário de Fátima

A primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima aconteceu em 1917, aos três pastorinhos, Lúcia dos Santos – 10 anos – e seus 2 primos, Francisco e Jacinta Marto – 9 e 7 anos. A 13 de maio daquele ano, as três crianças brincavam no local, após rezarem o terço, quando viram uma forte luz branca, seguida da aparição de uma senhora com um terço na mão. A senhora teria aparecido onde hoje está a Capela das Aparições e os convidado a voltarem ao mesmo local todos os meses até Outubro, sempre no dia 13, naquele mesmo horário.

As crianças voltaram todos os meses, até que a 13 de outubro de 1917, cerca de 70.000 pessoas reuniram-se em Fátima e puderam presenciar um fenómeno solar, logo após a aparição às 3 crianças. Neste episódio, a senhora identificou-se como sendo a “Senhora do Rosário”, e pediu que naquele local fosse construída uma capela em sua honra.

Lúcia dos Santos posteriormente torno-se freira da Ordem das Carmelitas Descalças, e descreveu mais alguns episódios em que presenciou a aparição de Nossa Senhora.

Próximo ao Santuário de Fátima, há outros lugares que valem a visita. Óbidos, Mosteiro da Alcobaça, Mosteiro da Batalha, Grutas de Mira de Aire e Nazaré são alguns deles. Divirta-se! 🙂

Gostas deste post? Partilha com os amigos!

Pin It on Pinterest