Ruínas do Convento do Carmo – o reflexo do terramoto

O Largo do Carmo é uma simpática praceta no coração do Chiado, além de bons restaurante, estão ali as Ruínas do Convento do Carmo. Construído em 1389, o Convento ficou em ruínas depois de um terremoto em 1755 (assim como grande parte de Lisboa). Acredita-se que este tenha sido o terramoto mais forte da história do velho continente, e que teve as consequências agravadas pelo contexto social da cidade.

Portugal sempre foi um país muito religioso, e por uma infeliz coincidência, o terramoto aconteceu a 1 de novembro, Dia de Todos-os-Santos na Igreja Católica. Nesta data costuma-se lembrar os entes já falecidos, sendo assim, as igrejas estavam cheias e muitas velas estavam acesas. Por conta disto, um grande incêndio teve inicio a seguir ao terramoto, agravando ainda mais as proporções do desastre. Apesar da tragédia, o convento acabou por ficar com uma estética interessante, com arcos erguidos para o nada, com vista para o céu.

 

 

Convento do Carmo 4

 

Convento do Carmo - Tour Chiado e Bairro Alto

Queres conhecer o Convento do Carmo?

No Tour Chiado e Bairro Alto podes conhecer as Ruínas do Convento do Carmo e outros pontos de interesse. No nosso passeio em Tuk Tuk 100% eléctrico, podes descobrir estes dois bairros boémios de Lisboa de maneira autêntica e descontraída. Saiba mais!

+ info

 

Após este acontecimento houve uma tentativa de reconstrução do lugar, que não foi levada adiante, por conta da extinção das ordens religiosas de Portugal em 1834. Isto explica alguns aspectos neogóticos na construção. É um dos melhores lugares para se entender os danos provocados pelo terramoto e também para observar a arquitetura gótica em Lisboa. Apesar de não estar entre os monumentos mais famoso e visitados da capital portuguesa, é certamente um local único.

 

Convento do Carmo 3

 

O local abriga também o Museu Arqueológico do Carmo, onde estão peças do paleolítico e neolítico em Portugal, uma biblioteca com livros raros, uma réplica em miniatura do convento antes da destruição, duas múmias e túmulos góticos (incluindo do rei D. Fernando I). O espaço é pequeno mas bastante interessante.

 

Convento do Carmo 1

Convento do Carmo 5

 

Convento do Carmo + Museu do Carmo

 

Largo do Carmo  1200-092 Lisboa

Site: http://www.museuarqueologicodocarmo.pt/

Telefone: +351 213 478 629

E-mail: secretaria@arqueologos.pt

Horário: 10h00-18h00 (Maio a Setembro) – 10h00-17h00 (Outubro a Abril) (encerra ao Domingo)

Preços: Bilhete Turista: 3,00€

Bilhete Famílias (2 Adultos e 2 Menores de 14 anos): 6,00€

Gostas deste post? Partilha com os amigos

Pin It on Pinterest