Localizados na Serra de Sintra, a 4km do centro histórico, o Parque e Palácio de Monserrate formam um dos melhores exemplos de arquitetura romântica em Portugal. O local foi aberto ao público em 2010, após um grande processo de restauro. Infelizmente muitas pessoas que visitam Sintra reservam apenas um dia para tal, de forma que o Monserrate acaba muitas vezes por não entrar na lista de prioridades. Apesar de não receber a mesma atenção por parte dos turistas que outros monumentos, o Monserrate na sua combinação parque + palácio formam um cenário incrível.

monserrate5 - claudia almeidaFoto: Claudia Almeida

 

No Palácio em si o que mais chamou a atenção na visita foi a riqueza dos detalhes, tanto nas texturas usadas nas paredes como nos tetos. Além disto, destaca-se também o estado de conservação do monumento, que é na verdade fruto de um ótimo de trabalho de restauro levado a cabo pela empresa Parques de Sintra, que administra o local. Durante a visita existem alguns pontos que explicam como foi feita a restauração e já podemos adiantar: foi um trabalho espetacular! Para as pessoas que visitam também outros Palácios da região, como o da Pena ou de Queluz, vale saber que o Monserrate é bem menor e com bem menos mobiliário. No entanto a visita não acaba no palácio, há também um exuberante jardim e um grande relvado onde é possível relaxar.

monserrate1Foto: Bernardo Nunes

monserrate2 Foto: Bernardo Nunes

 

No Jardim o destaque é para a diversidade botânica. Existem ali espécies de todo o mundo, organizadas por áreas geográficas. Um ponto alto desta visita é o Jardim do México, que foi construído pelo Sir Francis Cook, responsável por uma grande renovação no Palácio e nos jardins no século 19. Na época o México era um destino bastante exótico, parte do novo mundo e a ideia de Cook era exatamente recriar aquele ambiente ali. A construção deste espaço incluiu inclusive uma queda de água, que parece bastante natural nos dias de hoje. O jardim também passou por um grande processo de restauro iniciado em 2008.

monserrate4 Foto: Bernardo Nunes

monserrate3Foto: Bernardo Nunes

Vale sempre lembrar que a Serra de Sintra é considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e abriga diversos pontos turísticos interessantes, tais como: Palácio da Pena, Castelo dos Mouros, Convento dos Capuchos, Quinta da Regaleira, o Palácio Nacional de Sintra, entre outros. Para quem visita também o Centro histórico, vale sempre lembrar que os travesseiros da Piriquita são imperdíveis.

 monserrate6 - kkmaraisFoto: kkmarais

Parque e Palacio Monserrate

Site: http://www.parquesdesintra.pt/

Os horários e preços podem variar consoante a época do ano, por isso vale a pena conferir o site dos Parques de Sintra para informações atualizadas. No site também é possível ver a histórica completa do local, bem como saber a melhor forma de chegar até lá. 🙂

Book Now

Pin It on Pinterest


Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/cpanel/ea-php56/root/usr/lib64/php/modules/calendar.so' - /opt/cpanel/ea-php56/root/usr/lib64/php/modules/calendar.so: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0