Padrão dos Descobrimentos

O Padrão dos Descobrimentos (ou Monumento dos Descobrimentos) faz parte da famosa vista de Belém, com posição de destaque à beira do Rio Tejo. O monumento é formado por uma caravela estilizada com 3 velas.

Padrão dos Descobrimentos Foto: Nol Aders

Padrão dos Descobrimentos Foto: Nol Aders

Na proa aparece a figura de Infante D. Henrique, o Navegador, com uma caravela e um mapa na mão. Pelas laterais, seguem-se duas filas com imagens de heróis portugueses da Era dos Descobrimentos.

Padrão dos Descobrimentos

Padrão dos Descobrimentos

O monumento, com 56 metros de altura, está aberto a visitas. A visita contempla um espaço para exposições no subsolo e a subida ao miradouro dos Descobrimento, onde é possível ter uma visão bastante ampla do Tejo e de toda a zona ribeirinha, de Oeiras até Alcântara.

padrãodescobrimentos3

Vista do Padrão dos Descobrimentos – Foto: Bernardo Nunes

 

O lado voltado para a terra também oferece uma vista privilegiada de alguns pontos importantes da região, como a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos, o Palácio de Belém, a igreja da Memória, o Palácio Nacional da Ajuda, a Central Tejo, o Centro Cultural de Belém e outro elemento do próprio Padrão dos Descobrimento: a rosa dos ventos com um mapa no interior.

padrãodescobrimentos1

Vista do Padrão dos Descobrimentos – Foto: Bernardo Nunes

padrãodescobrimentos2

Vista do Padrão dos Descobrimentos – Foto: Bernardo Nunes

 

Há outros monumentos nas proximidades que também valem a visita, como a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerónimos. Além é claro dos famosos Pastéis de Belém, ponto obrigatório!

 

Breve história do Padrão dos Descobrimentos

O Padrão dos Descobrimentos foi construído no âmbito da Exposição do Mundo Português em 1940 por Cottinelli Telmo como homenagem ao Infante D. Henrique. Nesta altura o monumento foi construído com materiais perecíveis, por isso em 1958 ele foi desmontado e teve início a obra do monumento atual, em betão e pedra de lioz. O monumento tal qual como conhecemos hoje foi inaugurado em 1960 na comemoração do os quinhentos anos da morte do Infante D. Henrique. Em 1985 o interior foi remodelado, dotando o Padrão de um miradouro, auditório e salas de exposições.

 

Padrão dos Descobrimentos – Informações

Site: http://www.padraodosdescobrimentos.pt/

Local: Av. Brasília 1400-038 Lisboa

Contacto: +351 213 031 950/ info@padraodosdescobrimentos.pt

Preço: Bilhete simples – 4€

Bilhete família (2 adultos+2 jovens 12-18 anos) 10€

*O horário de visita pode mudar consoante a época do ano. Para mais detalhes visitar o site do local.

 

 

Gostas deste post? Partilha com os amigos!

Pin It on Pinterest