Mosteiro dos Jerónimos – uma das 7 maravilhas de Portugal

Mosteiro dos Jerónimos é o nome mais usual do chamado Mosteiro de Santa Maria de Belém. Localizado ao pé do Rio Tejo e dos famosos Pastéis de Belém, o local chama a atenção pela magnitude, riqueza de detalhes e beleza única.

 

Foi o monumento mais visitado de Lisboa em 2013 e é considerado patrimônio mundial pela UNESCO desde 1983. É ponto obrigatório para quem passa pela capital Portuguesa. Para os católicos vale a pena tentar participar de uma missa na igreja no Domingo, onde o coro costuma estar presente tornando a celebração muito bonita.

 

 

A Igreja de Santa Maria de Belém é aberta ao público e o acesso pode ser feito por uma entrada a direita logo que se passa pela porta-sul (de frente para o rio Tejo). No entanto é possível ainda conhecer o claustro e outras dependências do mosteiro numa visita que é paga mas vale muito a pena. O local abriga os túmulos de Vasco da Gama, Luís Vaz Camões, Alexandre Herculano, Fernando Pessoa, entre outros.

Mosteiro dos Jerónimos - Tuk Tuk Lisbon Tours

Queres conhecer o Mosteiro dos Jerónimos?

No Tour Belem podes visitar o Mosteiro dos Jerónimos e outros pontos de interesse no Bairro de Belém. Venha a bordo do nosso tuk tuk 100% eléctrico!

+ info

fachada do mosteiro tem aproximadamente 300m, tendo o claustro e a porta-sul como destaque. A arquitetura da construção é cheia de ornamentações e é considerada a “joia” do estilo manuelino (variação portuguesa do gótico que se desenvolveu no reinado de D. Manuel I). Muitos dos elementos decorativos trazem símbolos da arte da navegação e fazem referência a era dos descobrimentos. Estes detalhes são fruto da época e contexto histórico em que a construção do mosteiro teve início.

 

Breve História do Mosteiro dos Jerónimos

Em 1496 D. Manuel I pede à Santa Sé autorização para construir um grande mosteiro na entrada de Lisboa. No local já havia a Igreja de Santa Maria de Belém, mas as obras que tiveram início em 1501 vinham para substituir a construção já existente e dar origem ao Mosteiro dos Jerónimos. A construção durou quase um século e demandou um enorme investimento (aproximadamente 5% das receitas do comércio com África e Oriente na época).

D. Manuel I escolheu os monges da Ordem de São Jerónimo para ocupar o local e estes seriam responsáveis, entre outras funções, por rezar pela alma do rei e prestar assistência espiritual aos navegadores responsáveis pelas descobertas. Durante 400 anos essa comunidade religiosa habitou o local, mas em 1833 foi dissolvida e o mosteiro desocupado.

 

Mosteiro dos Jerónimos

 

Praça do Império, 1400-206 – Lisboa

Contato: 21 362 0034

Site: http://www.mosteirojeronimos.pt/

Preço: 10 € (50% de desconto para Cartão Jovem, utentes com idade igual ou superior a 65 anos, pais + filhos (a partir de 4 elementos), família numerosa e cartão do estudante) – É possível conseguir preços mais baratos através de bilhetes combinados com outros monumentos

Horário: Outubro a Abril: 10h às 17h30 (última entrada às 17h)/ Maio a Setembro: 10h às 18h30 (última entrada às 18h) – encerrado as Segundas-Feiras e nos dias 01/01, 01/05 e 25/12

Também deves gostar destes posts:

Gostas deste post? Partilha com os teus amigos!

Pin It on Pinterest